EXTRA #72 - Queria ser grande só para apoiadores
sobre fazer um mestrado numa área diferente da minha formação
Quando converso sobre o mestrado, umas das principais perguntas que me fazem é: TUDO BEM SER JORNALISTA E FAZER UM MESTRADO EM LETRAS? Esse “tudo bem” costuma abarcar muitas coisas. Tem a questão burocrática, se o processo seletivo permite ou não que a candidata tenha uma formação diferente. E tem a dúvida sobre a viabilidade da experiência, se a pessoa se sente muito perdida ou recebe olhares tortos dos colegas que realmente fizeram aquele curso.
A resposta da primeira parte é um sonoro SIM: tá tudo bem ter cursado qualquer outra coisa para entrar em um mestrado ou doutorado (pelo menos em boa parte das universidades). O que importa mesmo é ter o diploma de uma graduação, qualquer graduação reconhecida pelo MEC.
A segunda questão é menos certa. Na minha experiência, foi, sim, super possível acompanhar as discussões e fui muito acolhida pelo grupo de pesquisa. Mas é importante destacar que eu mergulhei de cabeça no estudo livre da literatura antes de me aventurar no estudo formal. É disso que falo no vídeo abaixo, de como as muitas leituras individuais e coletivas (em clubes do livro e cursos de curta duração) me ajudaram a entrar e a permanecer no mestrado.
BÔNUS: o vídeo também tem o registro de um dia de evento no mestrado e de um passeio por um livraria <3
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to Queria ser grande, mas desisti to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.