Queria ser grande, mas desisti

Queria ser grande, mas desisti

Share this post

Queria ser grande, mas desisti
Queria ser grande, mas desisti
EXTRA #67 - Queria ser grande, só para apoiadores

EXTRA #67 - Queria ser grande, só para apoiadores

um guia de sobrevivência para a escrita de projetos longos

Bárbara Bom Angelo's avatar
Bárbara Bom Angelo
Jan 10, 2025
∙ Paid
55

Share this post

Queria ser grande, mas desisti
Queria ser grande, mas desisti
EXTRA #67 - Queria ser grande, só para apoiadores
18
2
Share
  1. Na reta final desse longo projeto de escrita chamado dissertação de mestrado, venho me dando conta dos processos e escolhas que facilitaram o trajeto até aqui e resolvi compartilhar com vocês ainda mesmo sem ter terminado porque é no fuzuê do momento que algumas coisas se tornam realmente claras.

  2. ESTRUTURAR, ESTRUTURAR, ESTRUTURAR. Talvez seja esse o grande lema da minha escrita jornalística e de pesquisa. Essa palavra pode ser substituída por ROTEIRIZAR, ESQUEMATIZAR ou a que mais te agradar. O objetivo aqui é ter um plano inicial de onde o rolê vai começar e terminar. E veja bem, é um PLANO INICIAL. Muita coisa vai mudar, algumas serão acrescentadas e outras serão deletadas por completo. Isso não significa que o plano não deu certo, mas, sim, que é preciso ter flexibilidade.

  3. Diferentemente do jornalismo, onde é imperativo escolher um caminho o quanto antes e se ater a ele sob o risco de não entregar a reportagem a tempo, na pesquisa acadêmica é esperado que você se perca um pouco antes de tomar as decisões derradeiras. É para isso que servem as disciplinas de começo de ciclo, os muitos congressos e seminários, as conversas com os colegas e as orientadoras. Só que lá pela fase da banca de qualificação, que vai avaliar se você está num caminho minimamente promissor, é IMPORTANTE DEMAIS ter pelo menos esboçado uma ESTRUTURA. Então, considere o que é importante ter na introdução, pensando em uma futura leitora que não conhece nada do tema que você vai analisar, e como será a progressão dos assuntos nos capítulos seguintes. Eu gosto muito de trabalhar a partir de trios e, por isso, escolhi um dos modelos mais clássicos que é introdução + TRÊS CAPÍTULOS + considerações finais.

  4. Não deixe essa estrutura apenas na sua cabeça, pelo amor de deus. Eu costumo anotar em formato de lista e ir desmembrando os temas o máximo que puder. Aqui um exemplo das anotações que faço:

Keep reading with a 7-day free trial

Subscribe to Queria ser grande, mas desisti to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.

Already a paid subscriber? Sign in
© 2025 Bárbara Bom Angelo
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start writingGet the app
Substack is the home for great culture

Share