EXTRA #25 - Queria ser grande só para apoiadores
próximas leituras e a receita do melhor brownie de todos
Fazia muito tempo que não dava atenção à correria de fim de semestre, mas agora sou de novo estudante e, além disso, mãe de estudante. E olha, cansada. É dia da fantasia, dia do piquenique, dia da reunião de pais. Tudo muito legal, muito bacana. Pena que não estendem essa lógica ao mestrado ou ao trabalho. Queria chegar na redação e encontrar um monte de papel para desenhar. Em vez disso, tenho um julgamento no TSE para cobrir. Meu voto sabe qual é? Férias escolares para todos. Julho, dezembro e janeiro. Aposto num Brasil bem mais feliz.
Sonhos à parte, registrei no vídeo abaixo um tantinho dessa gincana de meio de ano. Tem brownie no forno (receita completa no final deste e-mail), almoço com uma amiga, uma caixona de livros que recebi em casa e uma lista dos livros que quero ler assim que entregar o relatório de qualificação.
Livros mencionados no vídeo
O campo e a cidade, de Raymond Williams
Fantasmas da minha vida, de Mark Fisher
As raízes do romantismo, de Isaiah Berlin
Tempo final, de Maylis Besserie
Felizes os felizes, de Yasmina Reza
Contos completos, de Virginia Woolf — e o cronograma da leitura conjunta
Diorama, de Carol Bensimon
Os funcionários, de Olga Ravn
Degelo, Lucrecia Zappi
A corneta, de Leonora Carrington
Receita do brownie <3
Ingredientes:
- 1 tablete de manteiga (eu gosto de usar com sal, mas vai do gosto de cada um)
- 3 barras de chocolate meio amargo (eu uso LACTA - são mais ou menos 250g/300g)
- 4 ovos inteiros + 2 gemas
- 2 xícaras de açúcar não muito cheias (uso açúcar cristal orgânico)
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
Modo de fazer:
1. Pré-aqueça o forno a 230 graus
2. Derreta o chocolate com 180g de manteiga (é quase o tablete todo, tira só um pedaço da largura de um dedão) no microondas. Coloque de 30 em 30 segundos para não deixar queimar. Normalmente, fica num ponto bom para mexer depois de umas 4 viradas no micro. Vai parecer uma gororoba, mas depois de bem misturado fica um chocolate super cremoso e brilhante. DEIXE ESFRIANDO e NÃO PULE ESTA ETAPA.
3. Enquanto a mistura de chocolate esfria, pegue outra tigela e quebre 4 ovos inteiros e mais 2 gemas. Acrescente duas xícaras de açúcar e mexa bem — eu faço à mão mesmo, com um fouet.
4. Acrescente o chocolate derretido e MORNO à tigela com a mistura de ovos e açúcar. Se o chocolate estiver quente, pode cozinhar os ovos e aí já era.
5. Por último, coloque a farinha e mexa até incorporar.
6. Coloque a mistura numa forma retangular média UNTADA com manteiga e farinha.
7. Leve ao forno por uns 25 minutos, na prateleira de cima do forno. Se colocar muito embaixo, corre o risco de queimar. Eu gosto de girar a forma na metade do tempo para ficar uniforme. O brownie estará bom quando a casca começar a rachar. Vale colocar a mão de leve no centro do brownie para ver se não está muito mole. A ideia é ficar cremoso, úmido, mas não líquido.
Queria ser grande, mas desisti também é livro \o/
E se quiser me acompanhar em tempo nada real: @babibomangelo
Quando me mudei pra Barcelona, percebi uma mudança de ritmo e prioridades muito diferente da nossa realidade aí em São Paulo. Uma das primeiras coisas que aprendi foi a (bendita) expressão “poco a poco”, que demorei pra assimilar (perceba o ódio, pois aqui nesse corpo físico também vive uma alma ansiosa), e confesso que ajudou um pouco a ver as tarefas, burocracias e desafios da vida com mais calma. Ação atrás de ação, parágrafo por parágrafo, de degrau em degrau a gente chega lá. E leva o tempo que precisa levar.
Só posso desejar força e coragem para essa reta final. Tenho certeza que você vai entregar esse relatório no seu tempo, com o seu jeitinho, de forma brilhante. Aponta pra fé, e rema.
Ps: você vai divulgar o trabalho final pra gente ler? Estou super curiosa!
Salivei nesse brownie e já salvei a receita para testar!