#83 Queria ser grande, mas desisti
Uma introdução ao feminismo por Charlotte Brontë, em Jane Eyre:
"Ninguém sabe quantas rebeliões, para além das rebeliões políticas, fermentam as massas de vida que as pessoas enterram. Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres se sentem como os homens. Necessitam exercício para suas faculdades e espaço para os seus esforços, assim como seus irmãos; sofrem com uma restrição rígida demais, com uma estagnação absoluta demais, exatamente como sofreriam os homens. E é uma estreiteza de visão por parte de seus companheiros mais privilegiados dizer que elas deveriam se confinar a preparar pudim e tricotar meias, a tocar piano e bordar bolsas. É insensato condená-las ou rir delas se buscam fazer mais ou aprender mais do que o costume determinou necessário ao seu sexo."
Isso foi publicado em 1847.
Há 172 anos.
Estamos em 2019 e ainda esbarramos com gente que pensa assim.
Esse é o meu trecho preferido da semana. O que você leu de bom?
Estava de plantão no Carnaval e daí acabei com pouco tempo para ler outras coisas. Deixo aqui, então, a listinha dos próximos clássicos que pretendo encarar:
- Morro dos ventos uivantes, Emily Brontë
- Persuasão, Jane Austen
Recebeu a cartinha da semana, mas ainda não assina a newsletter? É só se cadastrar aqui. Também dá pra ler as edições antigas <3
Se quiser me acompanhar: @babibomangelo