#75 Queria ser grande, mas desisti
Ilustração: Naomi Okubo
Antes de partir para a lista de livros que pretendo ler em 2019, quero compartilhar com vocês como a última leitura que fiz me rendeu conversas incríveis.
O título em questão é O deserto dos tártaros, livro que veio na caixa de outubro da Tag. Eu nunca tinha ouvido falar, mas como foi muito bem indicado pelo Alejandro Zambra, um dos meus autores favoritos, marquei como prioridade na minha lista.
É a história de um militar que passa anos e anos esperando uma guerra que nunca vai chegar. Nada acontece no forte para o qual ele é designado, mas muito acontece dentro dele, sabe?
Como sempre, carreguei o livro por todos os lugares possíveis e, por isso, ele era presença constante na minha mesa do trabalho. E assim acabei sendo abordada por várias pessoas que queriam saber que livro era aquele ou queriam despejar o amor pelo autor.
Foi desse jeito que uma amiga me contou emocionada que ao chegar ao fim da história resolveu largar o emprego que tinha para se aventurar no jornalismo de televisão, um sonho antigo. Veja bem, um livro mudou a vida dela. Um livro fez com que ela não deixasse pra lá uma vontade de anos. Um livro. Um monte de páginas com poder transformador <3
Tem algum livro que te virou do avesso assim?
****
No final do ano passado, fiz um planejamento do que gostaria que fossem minhas leituras para os próximos meses. Consegui cumprir bastante coisa, mas outras perderam o propósito inicial ou foram simplesmente esquecidas. De toda forma, achei a experiência ótima. Quando acabava um livro, sempre tinha uma boa lista de onde pescar o próximo título. Por isso, resolvi continuar nesse esquema. Vamos lá:
20 livros para 2019
1. Stoner - John Williams
2. Matéria Escura - Blake Crouch
3. Androides sonham com ovelhas elétricas - ou Blade Runner - Philip K. Dick
4. O Ceifador - Neal Shusterman
5. Jane Eyre - Charlotte Brontë
6. The rules of magic - Alice Hoffman
7. Salt, Fat, Acid, Heat - Samin Nosrat
8. Educated - Tara Westover
9. Cem anos de Solidão - Gabriel Garcia Márquez
10. As cidades invisíveis - Italo Calvino
11. 4321 - Paul Auster
12. A Sangue Frio - Truman Capote
13. Lolita - Vladimir Nabokov
14. O Mestre e a Margarida - Mikhail Bulgákov
15. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola - Maya Angelou
16. Calibã e a bruxa - Silva Federici
17. As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta
18. O urso que não era - Frank Tsahlin
19. A montanha mágica - Thomas Mann
20. A redoma de vidro - Sylvia Plath
Quantos livros você pretende ler em 2019? Conta pra mim ;)
***
Deixo você com um agradecimento pela companhia nestes 12 meses. Foi o ano mais transformador da minha vida. Tanta coisa aconteceu que nem sempre deu para enviar esta carta. Continuei escrevendo no meio do furacão das eleições, da maternidade, da obra do meu apartamento e da mudança. Tudo isso porque gosto muito desse espaço. Gosto muito das conversas que surgem a partir de cada e-mail enviado. Posso dizer com certeza que só recebi amor de volta <3
Recebeu a cartinha da semana, mas ainda não assina a newsletter? É só se cadastrar aqui. Também dá pra ler as edições antigas <3
Se quiser me acompanhar: @babibomangelo