#71 Queria ser grande, mas desisti
Ilustração encontrada aqui
Isso não é uma competição.
Desde que virei mãe essa frase aí de cima virou um mantra. Ter filho em época de redes sociais é isso: ter um monte de informação boa, mas também ser bombardeada por "modos de fazer" opressores.
Muito se fala sobre a tal da #maternidadereal. Tenho certeza de que você tem encontrado cada vez mais relatos sinceros sobre o maternar, mas, se prestar atenção, aposto que vai perceber que, apesar de toda essa desconstrução, existe ainda um espírito do meu-jeito-é-melhor-do-que-o-seu.
Convenhamos que isso não é um pensamento exclusivo das mães, não é? Acredito que todo mundo é um pouco assim. O problema é que, até você ganhar confiança no seu estilo de criação, algumas opiniões e conselhos caem como uma bomba.
Já me senti culpada de tanta coisa. De usar fralda descartável e não de pano. De ter que complementar a amamentação com fórmula. De não marcar mil atividades para o Joaquim e deixar ele apenas ser um bebê. E por aí vai. Note que as nóias variam muito de acordo com a linha de pensamento que você segue.
Só agora, mais de um ano depois do parto, é que estou realmente segura das minhas escolhas. Criar um filho é um caminho extremamente pessoal. Depende da sua referência de família, das pessoas com quem você convive e da vida que você leva na sua própria casa. E, mais do que tudo, depende do ser que você botou no mundo. Ele tem um ritmo próprio e desejos particulares.
O manual dos outros pode até ser aplicado, mas com certeza o resultado será diferente. Por isso, ando num trabalho ferrenho para separar aquelas pessoas que me inspiram daquelas que só despertam um sentimento de competição, de que eu deveria estar fazendo mais e melhor. Não quero metas emprestadas. Quero seguir a minha intuição e a do meu marido.
A minha luta é para tornar cada vez mais leve e verdadeira essa jornada mágica que é ver alguém crescer a partir do nada <3
Ótimos comentários sobre a criação de filhos <3
O que eu faço é arte? um reflexão sobre escrita
10 livros bons demais
13 comédias românticas para o seu fds
Como chegar em alguém sem ser desagradável?
Por favor, não transforme o lixo zero em outro estilo de vida consumista - Cristal Muniz sempre certeira
Eleições: pesquise os candidatos e proteja a sua energia
Recebeu a cartinha da semana, mas ainda não assina a newsletter? É só se cadastrar aqui. Também dá pra ler as edições antigas <3
Se quiser me acompanhar: @babibomangelo