#3 Queria ser grande, mas desisti
Ilustração: Sabrina Arnault
Há alguns meses, tenho feito o exercício de ler mais livros escritos por mulheres. Eles estão por aí aos montes e são incrivelmente bons, mas, por milhares de motivos, acabamos lendo um número infinitamente maior de autores homens.
Daí, você me pergunta: faz diferença o sexo da pessoa que escreveu uma história? Faz, sim. A partir da quantidade de mulheres lidas, podemos também discutir a falta de acesso ao mercado editorial e a divulgação dos livros que conseguem ser publicados - já reparou que muitos ganham capas cheias de frufru, como se todos fossem indicados para pré-adolescentes?
Mas a questão mais forte, pelo menos pra mim, é a identificação. O óbvio ululante é que mulheres escrevem mais sobre personagens mulheres. E elas acabam sendo bem mais complexas e soam mais reais do que qualquer homem conseguiria imaginar.
Se você quer entrar nessa, mas não sabe por onde começar, aqui no Brasil temos o movimento #leiamulheres - que organiza clubes de leitura pelo país.
Aproveito também pra deixar uma listinha dos livros que mais gostei nos últimos tempos:
- Estação Onze, da Emily St John Mandel - superando o apocalipse com Shakespeare
- Só Garotos, da Patti Smith - almas gêmeas tentando a vida de artista em Nova York <3
- Todos devemos ser feministas, da Chimamanda Ngozi Adichie
- Bossypants, da Tina Fey
- The Interestings, da Meg Wolitzer - era uma vez seis amigos :(
Agora, se a internet está estragando a maneira como você se relaciona com os livros... leia isso pra ver que você não está sozinho. Tem muita gente por aí sem paciência para ler algo maior do que um post no Facebook.
Vamos aos links da semana?
Saiu o trailer da nova temporada de Gilmore Girls! E agora temos a data de estreia: 25 de novembro
Ainda sobre séries, fizeram um vídeo muito bacana com todas as referências presentes em Stranger Things. Contém muitos muitos muitos spoilers
O chef David Chang, cabeça e estômago por trás do restaurante Momofuku, tem uma teoria bem interessante, e um tanto louca, pra explicar o que faz uma comida ser absolutamente deliciosa
Um texto lindo sobre o amor imenso de uma tia <3
E pra terminar, tive uma experiência incrível, ontem, quando fui cortar meu cabelo na @CasaJúpiter. Cheguei lá desejando um dia de beleza como há muito tempo eu não tinha - a última vez que cortei o cabelo foi em junho de 2015 =O Mas o que ganhei foi uma aula de auto-conhecimento e aceitação da visagista Débora Gotlib. Se você puder, marca um horário com ela ;)
Me segue aqui:
@babibomangelo
@21Vdevaca