#18 Queria ser grande, mas desisti
Ilustração: Mi-Kyung Choi
O ano está na beirada e eu ando empenhada em atingir minha meta de leitura. Terminei dois ótimos livros esta semana e compartilho agora com vocês:
So you've been publicly shamed
Eu não li esse livro, eu devorei. E acho que o motivo dessa voracidade foi ter me assustado com o efeito que as humilhações feitas em redes sociais têm na vida real dos outros. Jon Ronson, um jornalista britânico, passou três anos entrevistando pessoas que passaram por algum tipo de julgamento online. E ele encontrou a vida delas destroçada. Veja bem, essas pessoas não fizeram nada de tão grave assim, nenhum crime de verdade. Uma publicou uma foto na qual zombava de uma placa de silêncio num cemitério. Outra mulher - e esse é o caso que mais me impressionou - postou no Twitter uma piada de gosto beeeem questionável sobre a AIDS na África. Enquanto ela pegava um voo para lá, começou um massacre gigantesco nas redes sociais. O avião pousou e o celular dela estava inundado de mensagens: da sua demissão no emprego, de puro ódio, de ameaças de morte e de estupro. Ela passou a ser classificada como racista. E não só por um certo tempo. Ela foi perseguida durante meses e o registro de seu deslize está eternamente gravado por aí. Eternamente. Você faz uma merda e a internet jamais esquece.
O que Ronson discute é a nossa perda de empatia, a nossa vontade incontrolável de julgar os outros, de mostrar que somos melhores. E o pior de tudo: achar que só porque isso é feito no Twitter ou no Facebook não causará nenhum mal real a quem está sendo humilhado.
Todas as sextas
A chef Paola Carosella tem uma história familiar complicada e triste - a mãe morreu afogada em condições estranhas e o pai se enforcou. Eu já sabia disso quando comecei a ler as primeiras páginas do livro de receitas e da vida de Paola, mas não deixei de ficar emocionada com os detalhes contados por ela.
Além dos episódios pessoais, a chef fala sobre como começou a cozinhar e de todo o percurso que a trouxe até o Arturito. E é tudo escrito de uma maneira simples, linda e gostosa. Fiquei ainda mais apaixonada por ela. Deu vontade de viver um pouquinho do que ela conta, de provar os mesmo pratos, de sentir os mesmos cheiros, de conhecer as mesmas pessoas e lugares.
E as receitas? Ah, estou caçando um tempo para testá-las. Devo começar pelo doce de leite e as empanadas. E o mais bacana é que os passos de cada prato vêm carregados de comentários e de descrições como:
1 ovo de galinha de vida digna
2 copos de água que você beberia
<3
*O único porém é o preço salgado, mas vale pra caramba
Gilmore Girls estreia hoje no Netflix! Queria cancelar minha vida neste final de semana só para ver tudo com calma, mas... TENHO PLANTÃO :(
E se você já não se cansou de ler sobre a série (eu não), a revista Polén fez uma série de posts especiais para a contagem regressiva. O que eu mais gostei é sobre como a Lane merecia um final melhor.
E The Crown?! Comecei a assistir e estou gostando bastante ;)
Não é fácil ter autoestima, amor próprio e ser você mesma
Eu não sou obrigada a fazer nada. E você?
Um jornal feminista dos anos 80 foi reeditado e parece ter sido publicado hoje
Ando empenhada em tomar café da manhã todos os dias e adorei esse vídeo que mostra as escolhas pelo mundo
10 lugares pelo mundo que pagam para você morar lá
E que momento lindo esse do Obama falando da Ellen Degeneres?!
Está gostando das dicas? Manda a newsletter para os amigos, então ;)
É só se inscrever aqui: tinyletter.com/babibomangelo
E pra divulgar nas redes, você pode usar este link <3
Me segue:
@babibomangelo
@21VdeVaca