#151 Queria ser grande, mas desisti
Retrato de Andrea Torres Balaguer
As últimas semanas foram de um cansaço extremo. Me vi sem vontade de ser responsável, de decidir, de resolver tudo. Esgotada de pegar para mim as mínimas tarefas que as pessoas deixam inacabadas ou malfeitas. Cheguei na bordinha e, então, comecei a impor limites desenfreados. Não me peçam nada, nem um copo de água. Não vou fazer. "Não" será a resposta para qualquer pergunta a partir de agora. Tem algo escrito na minha testa? Um rótulo que dê permissão para que se aproveitem da minha boa vontade, da minha tendência de abraçar o mundo e tentar controlá-lo? A palavra é trouxa? Eu permiti isso? De que forma? Abro brechas aos poucos e depois me vejo afogada nelas. Agarro uma função aqui, outra ali. Até explodir. E aí volto a erguer barreiras. Um ciclo que não falha em se repetir. Reconheço nesse processo um afago ao ego. Olha quanta coisa sou capaz de fazer. Olha como mesmo cansada eu sigo rendendo, mantendo as coisas de pé. Às custas do quê? De mim mesma. E também das minhas relações. Sobra pouco espaço para que o outro mostre do que é feito. Eu engulo tudo. Talvez escrevendo, expondo isso, eu consiga encontrar um ponto de equilíbrio. Talvez não.
Duas coisas que me ajudaram durantes os últimos dias: sessões de análise e uma imersão no meio do mato com terapias como reiki, banho de ervas, cristais, massagem.
Depois de virar adulta, passei a ter pavor de gente irresponsável
Quero envelhecer assim: interessada e não simplesmente interessante <3
Assisti Mare of Easttown e amei. Kate Winslet está maravilhosa.
A vez das livreiras
Ótima conversa sobre os diários de Virginia Woolf
A leitura num lugar de não-exaustão
Três poemas de Ana Martins Marques
Janet Malcolm e arte da não-ficção - ótimo perfil dessa jornalista e escritora interessantíssima
Um moço contando para avó que é gay <3
A história do primeiro sherpa que subiu o Everest
O Instagram é maravilhoso?
O circuito infernal da demanda
O Brasil não é uma bolha, é uma poça de lama
Recebeu a cartinha da semana, mas ainda não assina a newsletter? É só se cadastrar aqui. Também dá pra ler as edições antigas <3 E se quiser me acompanhar: @babibomangelo