#121 Queria ser grande, mas desisti
Ilustração: Abbey Lossing
Esbarrei em algo novo esta semana - pelo menos para mim. Fui ler um texto na New Yorker e me foi oferecida a opção de ouvir aquele artigo. Como se fosse um podcast, sabe? Uma voz bem gostosa narrando uma reflexão sobre as lições sobre isolamento social contidas em Crime e Castigo, de Dostoiévski.
Você já viu algo parecido em sites aqui do Brasil? Eu não, mas consigo facilmente imaginar a Piauí fazendo o mesmo. Eu ia adorar, já que nem sempre tenho tempo para ler textos mais longos.
Pesquisando um pouco mais, descobri que é uma tendência lá fora. Existe até um aplicativo chamado Audm que compila áudios dos chamados longforms jornalísticos. E traz reportagens de publicações bacanérrimas: The Atlantic, Vanity Fair, Rolling Stone, Wired. Para ter acesso precisa fazer uma assinatura de cerca de R$ 30 reais por mês. Achei justo, considerando que para assinar todas essas revistas custaria bem mais do que isso.
Em março deste ano, o app foi comprado pelo New York Times - o que mostra a aposta que o jornalismo tem feito nesta mídia. Já faz alguns anos que temos visto o boom dos podcasts criados pelos grandes conglomerados de notícias, mas esse movimento aqui, na minha visão, é diferente. É uma maneira de otimizar o alcance e monetizar um material que já seria produzido, sem que seja preciso fazer investimentos significativos.
E é uma estratégia que faz muito sentido. A demanda por esse tipo de conteúdo tem crescido e se consolidado. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de um terço da população acima de 12 anos escuta podcasts regularmente. Aqui no Brasil os dados ainda são um tanto incertos, mas sabemos que em 2019 o consumo aumentou quase 70%. Por outro lado, mais de 30% das pessoas que têm acesso à internet nunca ouviram falar no termo podcast.
Agora, é preciso ver como a pandemia vai afetar o mercado, já que muita gente prefere ouvir as mais diferentes formas de áudio durante o trajeto casa-trabalho. De qualquer jeito, é algo para ficar de olho.
Nada mais justo do que começar com dicas de ótimos episódios de podcasts que ouvi esta semana:
- Ferrante e Starnone - as mentiras e segredos dos escritores
- O tarô de Pâmela - sobre a ilustradora das cartas de tarô mais famosas do mundo
O TikTok e o ensino pela internet
Publiquei um vídeo com dicas para quem está com dificuldade de manter o foco nas leituras. O ponto principal para mim é a escolha de livros curtos. Então, bolei aqui uma listinha com alguns títulos legais e rápidos de devorar.
Conteúdo bom não tem prazo de validade
21 conselhos para os pais
O antes e depois deste ateliê <3
E uma casa que eu acho linda e cheia de amor
A sede de consumo em meio ao relaxamento da quarentena
Análises da pandemia e o reflexo na moda
E o vídeo mais compartilhado de hoje: Gilberto Gil faz 78 anos
Recebeu a cartinha da semana, mas ainda não assina a newsletter? É só se cadastrar aqui. Também dá pra ler as edições antigas <3 E se quiser me acompanhar: @babibomangelo